UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE EDUCAÇÃO LETRAS E ARTE – CELA
CURSO LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA TEORIA DA LITERATURA II
ANÁLISE DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS SOBRE AS ANÁLISES BIOGRÁFICA,
SOCIOLÓGICA, PSICOLÓGICA, FILOSÓFICA, FORMALISTA, ESTRUTURALISTA E NEW
CRITICISM.
ADRIANA ALVES DE LIMA
ERISON BENTO DA SILVA
IDUL SANTOS MODESTO FILHO
SUZANA NASCIMENTO DE LIMA
WILLIANICE SOARES MAIA
Trabalho
apresentado ao curso de Letras Português da Universidade Federal do Acre, para
obtenção da nota N2 da disciplina Teoria da Literatura II, ministrada pela
professora Alzenir Rabello.
RIO BRANCO-ACRE
2009
ANÁLISE DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS SOBRE
AS ANÁLISES BIOGRÁFICA, SOCIOLÓGICA, PSICOLÓGICA, FILOSÁFICA, FORMALISTA
ESTRUTURALISTA E NEW CRITICISM
De acordo com as apresentações e com nossas pesquisas, consideramos que
foi muito proveitoso para ampliarmos nossos conhecimentos. Diante do que foi
exposto concluímos que podemos analisar qualquer obra, mas, não é possível
aplicarmos todas essas correntes numa mesma obra, sendo que esta é o foco
principal e é através dela que o autor expressa os seus sentimentos e/ou
pensamentos que muitas vezes não pode extravasar de outra forma.
Na análise biográfica temos que analisar a vida do autor e aplicarmos na
obra, acredita-se que o autor passa para obra os seus sentimentos e emoções, na
verdade essa análise assemelha-se muito da histórica. O método biográfico
valora a obra pelo seu criador, a vida do autor explica seus escritos.
Já na análise sociológica mediante nossa pesquisa, vimos que o autor leva
para sua obra aspectos que representam a sociedade de sua época para criticar
ou mesmo elogiar assuntos relativos à história, política e religião que muitas
vezes não se podia expressar verbalmente. Além disso, a análise sociológica vai
estudar a obra e o que ela reflete na sociedade, ou seja, ela vai abordar esses
dois aspectos: como o autor trás os problemas sociais para dentro da obra
literária e como essa obra pode refletir na sociedade que tem acesso a ela.
No método psicológico, podemos significar o estudo psicológico do
escritor como indivíduo ou o estudo do processo de criação, como também, o
estudo psicológico dos personagens ou os efeitos da literatura sobre os
leitores. Dentro dessa abordagem temos ainda a psicanálise que é um campo
clínico e de investigação teórica desenvolvido por Sigmund Freud que se propõe
a compreensão e analise do homem, compreendido enquanto sujeito do
inconsciente. Para Freud, o inconsciente é um depósito de rejeitos do
consciente, isento de movimento e estático, se forma a partir do consciente. A
psicanálise analisa a obra a partir das atitudes dos personagens, buscando
identificar na obra elementos que caracterizem o inconsciente, motivos que
levaram o autor a escrevê-la, buscando entender até que ponto a obra é criação
artística ou expressão pessoal.
O método filosófico pode ser abordado sob duas perspectivas:
existencialista, a origem e o sentido da existência e materialista que
investiga as causas e efeitos dos problemas da vida. Nesse método o autor não
passa pelos problemas que ele aborda, mas exprime a atitude particular do poeta
em face desses problemas ideológicos. Para Sidney poeta popular adequado é o
escritor que observa, analisa e interpreta na sua obra a realidade dos outros.
O formalismo russo é um método, onde os formalistas tencionavam criar uma
ciência da literatura, que deveria afastar-se de quaisquer aspectos
extraliterários, concordando sobre a natureza autônoma da linguagem poética e
sua especificidade como um objeto de estudo. Também tem como princípio definir
um conjunto de propriedades características da linguagem poética (seja ela
poesia e prosa) que pudesse ser reconhecida por sua “articidade”, e como método
a análise dos aspectos intrínsecos do texto literário. O formalismo russo ainda
tem como objeto a linearidade do texto, ou seja, aquilo que lhe confere caráter
literário, a sua preocupação é abordar o texto intrinsecamente, sem revelar
aspectos externos.
A estilística tem como princípio as disciplinas voltadas para os
fenômenos da linguagem, tendo por objeto o estilo. Seu campo de estudo é mais
amplo que o da retórica, não se limitando ao uso da linguagem com fins
exclusivamente literários, mas interessa-se pelos usos lingüísticos
correspondentes às diversas funções da linguagem, tanto na investigação da
poeticidade, quanto na apreensão da estrutura textual e na determinação das
particularidades da linguagem devido a fatores psicológicos e sociais.
O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se
inspirou no modelo da linguística e que aprende a realidade social como um
conjunto formal de relações, e esse conjunto forma a estrutura. Sua metodologia
aborda práticas culturais, linguagem humana e textos literários com intuito de
analisar as relações entre as menores partes desses sistemas, dessa forma explora
as inter-relações através das quais o significado é produzido dentro de uma
cultura.
O New Criticism foi um movimento crítico, que exerceu considerável
influência em muitos setores da crítica européia e sul-americana que defendia
uma abordagem intrínseca do objeto literário, abolindo os traços das abordagens
extrínsecas, históricas, bibliográficas e sociológicas. O New Criticism era
regido pelos princípios da Teoria Mimética, seu método era textual e seu objeto
o texto em si.
Diante do que já foi exposto acima, podemos afirmar que foi muito
interessante nos depararmos com essas correntes, pois, tivemos além de mais
conhecimento, uma nova forma de olhar e analisar uma obra, jamais olharemos uma
obra literária com os mesmos olhos de antes, sem questionar os motivos que
levou o autor a escrevê-la.
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