Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

CADERNO II - O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO     
Prezado aluno,
            Na tentativa de melhorar o nosso sistema educacional, todos os professores do ensino médio resolveram redesenhar o nosso sistema, na perspectiva que haja efetiva mudança na maneira como a escola tem sido conduzida.
            Nossos questionamentos foram diversos, mas o que mais nos intrigou foi o porquê que você –aluno - não gosta de estudar. Depois de ler vários especialistas no que se refere à educação, chegamos à conclusão que o primeiro passo para essa mudança seria que o aluno saísse do papel de mero expectador, de coadjuvante e se torne protagonista do processo educacional.
            Talvez sejam vocês que estejam formulando indagações agora, mas calma, essas singelas palavras funcionaram como um divisor de águas, para tudo aquilo que você tem pensado ser escola até hoje.
            Nossa maior conquista dentro dessas discussões foi reconhecer que vocês – alunos – tem a oportunidade de dialogar com toda a equipe escolar, pensando nos tópicos abaixo:
  • ·         Quais os sentidos e significados da escola para vocês?
  • ·         Por que para alguns a escola representa uma obrigação que os pais ou a sociedade impõe?
  • ·         Por que estudar está diretamente relacionado à sua inserção no mercado de trabalho?
  • ·         Você valoriza a escola considerando os aprendizados que ela proporciona para a vida?
  • ·         Para você o valor da escola está no fato de ser um lugar em que encontram os amigos e se relacionam?

Diante do exposto, podemos visualizar que a escola já começa essa nova proposta, dando oportunidade a você de fazer parte do seu próprio projeto de vida e que a escola caminha lado a lado com todas as outras instituições socializadoras que você atua.
Essa necessidade que você – aluno- tem de ser ouvido chegou e pretendemos que isso tenha grande repercussão na sua vida escolar, pois a escola redesenhada está dialogando com suas experiências do presente e suas expectativas do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário