ESCOLA POLO: JOSÉ GURGEL
RABELLO - FEIJÓ
PROF. FORMADOR: Francisco
Valdemir T. da Silva
CURSISTA: ADRIANA ALVES DE LIMA
UNIDADE: 1 - ATIVIDADE: 1.2.
TEMA: A IMAGEM DA ESCOLA
A
escola do contemporâneo carrega em sua estrutura resquícios da escola tradicional.
A estrutura em sua essência permanece a mesma: salas, corredores, a disposição
das cadeiras, dentre outros.
Mas,
não podemos desconsiderar as relevantes mudanças que ocorreram no processo de
ensino e aprendizagem, alunos e professores assumem nessa perspectiva um novo
papel. Estes de mediadores, aqueles de protagonistas autônomos.
Entre
o passado e o presente, podemos observar que a educação se mantem por seu
caráter assegurador de crenças, valores, e a cultura que cada indivíduo
aprendeu em seu grupo social.
A
escola funciona como suporte para uma educação libertadora ou transformadora,
motivando para que os alunos de hoje tenham uma visão autônoma, capacidade de
auto - reflexão para alcançar a libertação que postulava Paulo Freire.
Diante
dessa perspectiva, observamos que a escola tem se esforçado para mudar o
sistema escolar, social e político. É possível observar que o aluno dentro
dessa nova visão tem autonomia para sair da condição de plateia para se tornar
protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem.
Observem
as imagens abaixo.
IMAGEM I – Alunos na hora do intervalo
Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de
Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima
É possivel perceber o momento de descontração dos alunos
na hora do intervalo, interagindo com os colegas.
IMAGEM II– Alunos na hora do
intervalo recebendo a merenda
Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima
IMAGEM III– Aula de espanhol ao
ar livre
Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima
IMAGEM IV– Regência
da aula de espanhol ao ar livre
Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima
Portanto,
a escola tenta valorizar o educando, é possível visualizar que mesmo com vários
problemas da sociedade, como: desvalorização profissional, falta de condições
dignas de trabalho, desemprego, violência, a inversão dos valores familiares, a
escola ainda tem como norte, formar e educar pessoas.
Porém,
quando nos deparamos com a atual realidade das escolas brasileiras, vemos muitos
problemas, e para além dos problemas estruturais, como podemos observar na
imagem IV– regência da aula de espanhol, por exemplo, que tivemos que fazer uma
aula ao ar livre, porque em nossa região (norte) faz muito calor e em nossas
salas não temos nenhum ventilador, nos deparamos com um sistema insuficiente,
que cobra qualidade, mas não nos oferece condições de trabalho.
Ademais,
mesmo que a escola de hoje tenha alcançado muitas conquistas, falta uma
política pública capaz de efetivar os direitos sociais, tantos dos alunos, como
dos profissionais do contexto escolar, capaz de assegurar seus direitos,
oferecendo a ambos um espaço ideal para a disseminação do conhecimento e
formação de seres pensantes.
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