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sábado, 8 de novembro de 2014

ATIVIDADE: 1.2. A IMAGEM DA ESCOLA

ESCOLA POLO: JOSÉ GURGEL RABELLO - FEIJÓ
PROF. FORMADOR: Francisco Valdemir T. da Silva
CURSISTA: ADRIANA ALVES DE LIMA
UNIDADE: 1 - ATIVIDADE: 1.2.
TEMA: A IMAGEM DA ESCOLA
A escola do contemporâneo carrega em sua estrutura resquícios da escola tradicional. A estrutura em sua essência permanece a mesma: salas, corredores, a disposição das cadeiras, dentre outros.
Mas, não podemos desconsiderar as relevantes mudanças que ocorreram no processo de ensino e aprendizagem, alunos e professores assumem nessa perspectiva um novo papel. Estes de mediadores, aqueles de protagonistas autônomos.
Entre o passado e o presente, podemos observar que a educação se mantem por seu caráter assegurador de crenças, valores, e a cultura que cada indivíduo aprendeu em seu grupo social.
A escola funciona como suporte para uma educação libertadora ou transformadora, motivando para que os alunos de hoje tenham uma visão autônoma, capacidade de auto - reflexão para alcançar a libertação que postulava Paulo Freire.
Diante dessa perspectiva, observamos que a escola tem se esforçado para mudar o sistema escolar, social e político. É possível observar que o aluno dentro dessa nova visão tem autonomia para sair da condição de plateia para se tornar protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem.
Observem as imagens abaixo.


IMAGEM I – Alunos na hora do intervalo
Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima
  
É possivel perceber o momento de descontração dos alunos na hora do intervalo, interagindo com os colegas.

IMAGEM II– Alunos na hora do intervalo recebendo a merenda
 Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima

IMAGEM III– Aula de espanhol ao ar livre
  Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima

IMAGEM IV– Regência da aula de espanhol ao ar livre
 Fonte: Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello. Feijó-Acre, 17 de Outubro de 2014. Acervo professora Adriana Alves de Lima

Portanto, a escola tenta valorizar o educando, é possível visualizar que mesmo com vários problemas da sociedade, como: desvalorização profissional, falta de condições dignas de trabalho, desemprego, violência, a inversão dos valores familiares, a escola ainda tem como norte, formar e educar pessoas.
Porém, quando nos deparamos com a atual realidade das escolas brasileiras, vemos muitos problemas, e para além dos problemas estruturais, como podemos observar na imagem IV– regência da aula de espanhol, por exemplo, que tivemos que fazer uma aula ao ar livre, porque em nossa região (norte) faz muito calor e em nossas salas não temos nenhum ventilador, nos deparamos com um sistema insuficiente, que cobra qualidade, mas não nos oferece condições de trabalho.
Ademais, mesmo que a escola de hoje tenha alcançado muitas conquistas, falta uma política pública capaz de efetivar os direitos sociais, tantos dos alunos, como dos profissionais do contexto escolar, capaz de assegurar seus direitos, oferecendo a ambos um espaço ideal para a disseminação do conhecimento e formação de seres pensantes. 










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