GOVERNO DO ESTADO DO
ACRE
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
EDILSON FAÇANHA
Projeto:
I
RECITAL DE POESIA
Gestão:
Valdemir Nicácio Lima
Coordenação do projeto:
Prof.ª.
Mestranda Adriana Alves de Lima
Coordenador de ensino: Elson Mariano
Coordenadora pedagógica: Simone Barbosa
Rio
Branco-Acre
2015
1.
APRESENTAÇÃO
Segundo as Orientações Educacionais
tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, o projeto pensado
para o ensino de língua portuguesa deve estar pautado por meio dos saberes
linguísticos necessários para o exercício da cidadania, voltado para o aluno,
que se constitui como sujeito e por meio dá língua é capaz de interagir e criar
condições para refletir sobre si mesmo.
Em vista disso, nossa proposta
concentra-se em promover atividades sociointerativas de compreensão de texto,
de expressão oral, de compreensão auditiva e de produção escrita. Porém, nossa
proposta não se circunscreve à mera decodificação textual, nesse projeto,
pretendemos sair um pouco da sala de aula e da mera identificação de conteúdos.
Pretendo levar a poesia aos meus alunos
do 7º ano do ensino fundamental, não como um conteúdo obrigatório, ou a
estrutura do gênero textual, nesse momento isso não é importante para mim, o
que mais me interessa é fazê-los ter o contato com o texto poético, sobretudo,
que se tornem esse “eu poético” ao recitarem os poemas.
Sei que através dessa abordagem
conseguiremos de alguma forma, superar essa abordagem de concepção de língua, e
vamos levar em conta que o estudo da língua envolve vários elementos que
conduzem à inserção social dos indivíduos.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Recitar poemas.
2.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Entender a Língua Portuguesa como linguagem integradora da organização
do mundo e da própria realidade e usar essa língua para expressar-se
adequadamente nos diferentes ambientes comunicativos;
- Reconhecer os processos da dinâmica interacional, levando em
consideração locutor, alocutário e os contextos em que a interação se dá e os
efeitos que provoca.
- JUSTIFICATIVA
“Um poeta é
sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa” (Cecília
Meireles).
Diante da necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos e por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica esse projeto se justifica pela necessidade de mostrar a linguagem poética não como obrigatoriedade, mas por fruição, que a poesia na escola pode ser um texto atraente e de grande importância na aprendizagem e que gera conhecimento significativo, pois será com o envolvimento dos alunos que as poesias se tornarão eternizadas na vida dos alunos.
Diante da necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos e por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica esse projeto se justifica pela necessidade de mostrar a linguagem poética não como obrigatoriedade, mas por fruição, que a poesia na escola pode ser um texto atraente e de grande importância na aprendizagem e que gera conhecimento significativo, pois será com o envolvimento dos alunos que as poesias se tornarão eternizadas na vida dos alunos.
4. METODOLOGIA
A professora Adriana Alves de Lima será a responsável pela execução do “Projeto I Recital de poesia” que será desenvolvido nas classes do 7º ano F, G, H do Ensino Fundamental, e será executado durante o mês de Julho e Agosto de 2015.
A professora junto com os alunos irão selecionar os poemas, depois irão ensaiar para fazer uma apresentação geral para as turmas citadas.
5. CRONOGRAMA DO PROJETO
GRUPO DO RECITAL - POETAS
7º F
|
7º H
|
Hyngrid Kathyane
|
Arcanjo
|
Igor Gabriel
|
Ketelen
|
Luiz Robert
|
Nicole
|
Mauricio
|
Rayssa
|
Michel
|
Stéfani Natali
|
Nathalia
|
Katherine
|
Thais Falque
|
Poliana
|
Vidilan
| |
Sthepany
|
7º G
Giulliana
Jeiciane
|
Grupo Apoio 1. Comprar o TNT PRETO E BRANCO 10 MT DE CADA
7º H
· Alexson Souza;
· André;
· Davy;
· Elane;
· Elenilson;
· Elielson;
· Enrique;
· Fernanda;
|
7º F
· Aimee;
· Alcides;
· Amanda;
· Ana Carla;
· Ana Flávia;
· André;
· Antonio;
· Emilly;
|
Grupo Apoio 2. Arrecadar 30 reais para alugar o jogo de LUZES;
7º H
· Francisca Samária;
· Gabriel;
· Gilmar;
· Hérica;
· Janaina;
· Josiane;
· Josué;
· Karla Marx;
· Katherine;
· Ketelen;
|
7º F
· Félix;
· Hyngryd Kathyane;
· Igor Gabriel;
· Ingrid Ferreira;
· Jamyle;
· Jeferson;
· José Wilik;
· Kaio;
· Kássia;
· Lairton;
|
Grupo Apoio 3. Arrecadar 30 reais para imprimir os convites e envelopes;
7º H
· Larissa Geovana;
· Leonardo;
· Maiker;
· Nathalia;
· Nicole;
· Otilia Caroline;
· Poliana;
· Raiane;
· Raquele;
· Rayssa;
· Rodrigo Mendes;
· Rodrigo Silva;
· Samara Docino;
· Stéfane Natalí;
· Thiago;
· Vitor Rian;
· Wanderson;
· Yasmin Nicole;
· Richardson;
· Álex Calil.
|
7º F
· Luan;
· Luciana;
· Luiz Robert;
· Marlus;
· Matheus Neri;
· Mauricio;
· Michel;
· Natanael;
· Nathalia;
· Rocicleia;
· Thais da Silva;
· Thais Falque;
· Vanessa;
· Vidilan;
· Yuri;
· Sthepany Camily
|
Grupo Apoio 4. ARRUMAR O ESPAÇO PARA O RECITAL E DEPOIS LIMPAR
7º F
|
7º H
|
Hyngrid Kathyane
|
Arcanjo
|
Igor Gabriel
|
Ketelen
|
Luiz Robert
|
Nicole
|
Mauricio
|
Rayssa
|
Michel
|
Stéfani Natali
|
Nathalia
|
Katherine
|
Thais Falque
|
Poliana
|
Vidilan
| |
Sthepany
| |
7º G
Giulliana
Jeiciane
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário