Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EDILSON FAÇANHA



Projeto: I RECITAL DE POESIA


                      
                  Gestão: Valdemir Nicácio Lima
                     Coordenação do projeto:
                     Prof.ª. Mestranda Adriana Alves de Lima
                     Coordenador de ensino: Elson Mariano
                 Coordenadora pedagógica: Simone Barbosa


            
Rio Branco-Acre
2015

1.      APRESENTAÇÃO

Segundo as Orientações Educacionais tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, o projeto pensado para o ensino de língua portuguesa deve estar pautado por meio dos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, voltado para o aluno, que se constitui como sujeito e por meio dá língua é capaz de interagir e criar condições para refletir sobre si mesmo.
Em vista disso, nossa proposta concentra-se em promover atividades sociointerativas de compreensão de texto, de expressão oral, de compreensão auditiva e de produção escrita. Porém, nossa proposta não se circunscreve à mera decodificação textual, nesse projeto, pretendemos sair um pouco da sala de aula e da mera identificação de conteúdos.
Pretendo levar a poesia aos meus alunos do 7º ano do ensino fundamental, não como um conteúdo obrigatório, ou a estrutura do gênero textual, nesse momento isso não é importante para mim, o que mais me interessa é fazê-los ter o contato com o texto poético, sobretudo, que se tornem esse “eu poético” ao recitarem os poemas.
Sei que através dessa abordagem conseguiremos de alguma forma, superar essa abordagem de concepção de língua, e vamos levar em conta que o estudo da língua envolve vários elementos que conduzem à inserção social dos indivíduos.

2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Recitar poemas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender a Língua Portuguesa como linguagem integradora da organização do mundo e da própria realidade e usar essa língua para expressar-se adequadamente nos diferentes ambientes comunicativos;

- Reconhecer os processos da dinâmica interacional, levando em consideração locutor, alocutário e os contextos em que a interação se dá e os efeitos que provoca.

  1. JUSTIFICATIVA
“Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa” (Cecília Meireles).
Diante da necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos e por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica esse projeto se justifica pela necessidade de mostrar a linguagem poética não como obrigatoriedade, mas por fruição, que a poesia na escola pode ser um texto atraente e de grande importância na aprendizagem e que gera conhecimento significativo, pois será com o envolvimento dos alunos que as poesias se tornarão eternizadas na vida dos alunos.


4. METODOLOGIA

A professora Adriana Alves de Lima será a responsável pela execução do “Projeto I Recital de poesia” que será desenvolvido nas classes do 7º ano F, G, H do Ensino Fundamental, e será executado durante o mês de Julho e Agosto de 2015.
A professora junto com os alunos irão selecionar os poemas, depois irão ensaiar para fazer uma apresentação geral para as turmas citadas.

5. CRONOGRAMA DO PROJETO

GRUPO DO RECITAL - POETAS

7º F
7º H
Hyngrid Kathyane
Arcanjo
Igor Gabriel
Ketelen
Luiz Robert
Nicole
Mauricio
Rayssa
Michel
Stéfani Natali
Nathalia
Katherine
Thais Falque
Poliana
Vidilan

Sthepany


7º G
Giulliana
Jeiciane

Grupo Apoio 1.  Comprar o TNT PRETO E BRANCO 10 MT DE CADA
7º H
·         Alexson Souza;
·         André;
·         Davy;
·         Elane;
·         Elenilson;
·         Elielson;
·         Enrique;
·         Fernanda;

7º F
·         Aimee;
·         Alcides;
·         Amanda;
·         Ana Carla;
·         Ana Flávia;
·         André;
·         Antonio;
·         Emilly;


Grupo Apoio 2. Arrecadar 30 reais para alugar o jogo de LUZES;
7º H
·         Francisca Samária;
·         Gabriel;
·         Gilmar;
·         Hérica;
·         Janaina;
·         Josiane;
·         Josué;
·         Karla Marx;
·         Katherine;
·         Ketelen;
7º F
·         Félix;
·         Hyngryd Kathyane;
·         Igor Gabriel;
·         Ingrid Ferreira;
·         Jamyle;
·         Jeferson;
·         José Wilik;
·         Kaio;
·         Kássia;
·         Lairton;

Grupo Apoio 3. Arrecadar 30 reais para imprimir os convites e envelopes;
7º H
·         Larissa Geovana;
·         Leonardo;
·         Maiker;
·         Nathalia;
·         Nicole;
·         Otilia Caroline;
·         Poliana;
·         Raiane;
·         Raquele;
·         Rayssa;
·         Rodrigo Mendes;
·         Rodrigo Silva;
·         Samara Docino;
·         Stéfane Natalí;
·         Thiago;
·         Vitor Rian;
·         Wanderson;
·         Yasmin Nicole;
·         Richardson;
·         Álex Calil.
7º F
·         Luan;
·         Luciana;
·         Luiz Robert;
·         Marlus;
·         Matheus Neri;
·         Mauricio;
·         Michel;
·         Natanael;
·         Nathalia;
·         Rocicleia;
·         Thais da Silva;
·         Thais Falque;
·         Vanessa;
·         Vidilan;
·         Yuri;
·         Sthepany Camily


Grupo Apoio 4. ARRUMAR O ESPAÇO PARA O RECITAL E DEPOIS LIMPAR
7º F
7º H
Hyngrid Kathyane
Arcanjo
Igor Gabriel
Ketelen
Luiz Robert
Nicole
Mauricio
Rayssa
Michel
Stéfani Natali
Nathalia
Katherine
Thais Falque
Poliana
Vidilan

Sthepany

7º G
Giulliana
Jeiciane







6. RESULTADOS




































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário