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sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ATIVIDADE: 1.4. REFLEXÃO SOBRE CENÁRIO DE MUDANÇAS


ESCOLA POLO: JOSÉ GURGEL RABELLO - FEIJÓ
PROF. FORMADOR: Francisco Valdemir T. da Silva
CURSISTA: ADRIANA ALVES DE LIMA 
UNIDADE: 1 - ATIVIDADE: 1.4
TEMA: REFLEXÃO SOBRE CENÁRIO DE MUDANÇAS
Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.”– Simone de Beauvoir. Que as novas tecnologias elevaram e elevam a capacidade humana na questão produção, não vamos discordar, por outro lado, mais do que nunca, os valores éticos, morais e conceituais tem sido colocados em cheque. Amigos, namorados, familiares sentados em uma mesa de restaurante calados, estagnados diante de máquinas cada vez mais potentes, são cenas presentes em nosso cotidiano. Na vida escolar é que o caos tem se tornado mais evidente e preocupante.
Nossos alunos a cada dia estão mais dispersos, focados nas redes sociais, usufruindo da tão conquistada tecnologia de forma maléfica. Como afirma Simone Beauvoir: “... alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.” Adolescente que não dormem no mínimo 8h diárias, uma vez quepassam noites conectados às redes sociais são propícios a apresentarem transtornos psicológicos e defasagem na aprendizagem. Não o bastante, a sala de aula tem servido de lanhouse. Quase que em totalidade, a estupidez diante da máquina tem tornado o homem dependente da mesma. O que não nos surpreende diante dos mecanismos: internet, jogos, bate-papos, dentre outros, que por sua vez, diante do cansado e desvalorizado professor torna-o um ser excluído/ignorado.
O desafio é: como conciliar de maneira eficaz e benéfica tecnologia e ensino aprendizagem? Antes de qualquer política pública, faz-se necessário a política familiar. O resgaste dos valores cívicos e morais. A família precisa estipular limites para os jovens. Trágico é que a cada dia esse desafio se torna mais complexo.
A necessidade de políticas que foquem em casa e na escola o uso sim, da tecnologia, mas não apenas para o acesso às redes sociais. O Estado deve dar condições de acesso eficaz para que nossas atividades estejam voltadas a nova era da tecnologia. Nossos professores necessitam de capacitações voltadas a este ramo. Como lidaremos de forma/interviremos de forma a colocar estes recursos a nosso favor se não estamos preparamos pedagogicamente para tal feito? 

Portanto, é hora do sistema agir. Necessitamos estar mais aptos a esta evolução e juntos construirmos uma sociedade cada vez melhor. 

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