ESCOLA POLO: JOSÉ GURGEL
RABELLO - FEIJÓ
PROF. FORMADOR: Francisco
Valdemir T. da Silva
CURSISTA: ADRIANA ALVES DE LIMA
UNIDADE: 1 - ATIVIDADE: 1.4
TEMA: REFLEXÃO SOBRE CENÁRIO DE MUDANÇAS
“Seja qual for
o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo lado arrasado pela
tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um
estado de estupidez.”– Simone de Beauvoir. Que as novas tecnologias
elevaram e elevam a capacidade humana na questão produção, não vamos discordar,
por outro lado, mais do que nunca, os valores éticos, morais e conceituais tem
sido colocados em cheque. Amigos, namorados, familiares sentados em uma mesa de
restaurante calados, estagnados diante de máquinas cada vez mais potentes, são
cenas presentes em nosso cotidiano. Na vida escolar é que o caos tem se tornado
mais evidente e preocupante.
Nossos alunos a cada dia estão mais dispersos,
focados nas redes sociais, usufruindo da tão conquistada tecnologia de forma
maléfica. Como afirma Simone Beauvoir: “...
alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de
estupidez.” Adolescente que não dormem no mínimo 8h diárias, uma vez
quepassam noites conectados às redes sociais são propícios a apresentarem
transtornos psicológicos e defasagem na aprendizagem. Não o bastante, a sala de
aula tem servido de lanhouse. Quase
que em totalidade, a estupidez diante da máquina tem tornado o homem dependente
da mesma. O que não nos surpreende diante dos mecanismos: internet, jogos,
bate-papos, dentre outros, que por sua vez, diante do cansado e desvalorizado
professor torna-o um ser excluído/ignorado.
O desafio é: como conciliar de maneira eficaz e
benéfica tecnologia e ensino aprendizagem? Antes de qualquer política pública,
faz-se necessário a política familiar. O resgaste dos valores cívicos e morais.
A família precisa estipular limites para os jovens. Trágico é que a cada dia
esse desafio se torna mais complexo.
A necessidade de políticas que foquem em casa e na
escola o uso sim, da tecnologia, mas não apenas para o acesso às redes sociais.
O Estado deve dar condições de acesso eficaz para que nossas atividades estejam
voltadas a nova era da tecnologia. Nossos professores necessitam de
capacitações voltadas a este ramo. Como lidaremos de forma/interviremos de
forma a colocar estes recursos a nosso favor se não estamos preparamos
pedagogicamente para tal feito?
Portanto, é hora do sistema agir. Necessitamos estar
mais aptos a esta evolução e juntos construirmos uma sociedade cada vez melhor.
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