GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOSÉ GURGEL
RABELLO
Projeto:
CINEMA
E LITERATURA
Gestão:
Francisco Valdemir
Coordenação do projeto:
Prof.ª.
Adriana Alves de Lima
Prof.ª. Zeneila C. de Paiva
Feijó-Acre
2014
APRESENTAÇÃO
De todos os seres viventes no nosso
planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os
primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais
seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo,
expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que
somos e fazemos.
Certamente que sem a “arte” nossa vida
seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar
plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a
linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte
é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e
por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte,
é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões; é um
novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.
Antes do surgimento do Cinema, que ocorreu na passagem do século XIX para o
século XX, isso era feito prioritariamente através das outras Seis Artes
(Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Mas, apesar de seu
recente tempo de vida, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de
encantamento, reflexão e aprendizado.
Assim, através do “Projeto Cinema e
Literatura na Escola” as disciplinas de Língua Portuguesa e História
ministradas na Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabelo, possibilitarão aos
nossos estudantes o acesso à cinematografia nacional e internacional, visando à
formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Destacamos que o presente Projeto
propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola,
incentivando a formação crítica e apreciativa, principalmente, das produções
brasileiras e locais.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio
de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da
narrativa audiovisual.
2.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem
audiovisual;
- Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e
agente transmissor de conhecimento;
- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e
cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas
atuais apresentadas através de filmes e documentários;
- Estimular que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de
frequentar o Cinema, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;
- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer
momentos de lazer aos alunos da rede estadual de ensino.
3. JUSTIFICATIVA
O aprendizado na Escola não pode se
restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois
deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e
trabalhos.
O aprendizado para ser plenamente
alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. Assim,
cabe as equipes pedagógica e administrativa da Escola buscar alternativas, o
que pode ser feito através de uma proposta como essa, pois o “Cinema” serve
como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas
crianças e adolescentes.
Por isso mesmo, esse “Projeto Cinema e
Literatura na Escola” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores,
vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo,
possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola.
4. METODOLOGIA
A professora Adriana Alves de Lima e
Zeneila Paiva, serão as responsáveis pela execução do “Projeto Cinema e
Literatura na Escola”, que será desenvolvido nas classes do Ensino Médio, ou
seja, do 1º ao 2º Ano e contará com a colaboração da professora de História
Karla Beatriz. Assim, esse Projeto será executado durante os meses letivos de
novembro e dezembro de 2014.
Através das sessões de cinema os estudantes poderão
vivenciar uma atividade educativa única, pois a exibição de um filme servirá
como fator desencadeante de discussões, debates e inúmeros trabalhos
pedagógicos.
Após cada sessão, o professor utilizará o tema
assistido para enriquecer suas atividades em sala, interligando as informações
aos conteúdos curriculares das mais diversas disciplinas. Assim, o professor
iniciará novos estudos e aprofundamentos das discussões e debates iniciados
anteriormente, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e
extremamente agradável.
Dessa forma, com esse trabalho esperamos despertar
professores e alunos para uma nova visão da Educação; uma visão na qual os
métodos tradicionais e os modernos possam fundir-se em novas possibilidades de
aprendizado e crescimento pessoal e coletivo.
7. CRONOGRAMA DO PROJETO CINEMA NA ESCOLA
MÊS
|
DATA
|
SÉRIE/ TURMA
|
FILME
|
AULAS
|
NOVEMBRO
|
03
|
2º A, 2º B, 2º E, 1º F, 1º G, 2º F, 2º G
|
O Nome da Rosa
|
03 HORAS AULA
|
10
|
2º D, 2º C, 1º H, 1º I
|
O Nome da Rosa
|
||
17
|
2º A, 2º B, 2º E, 1º F, 1º G, 2º F, 2º G
|
La Amistad
|
03 HORAS AULA
|
|
24
|
2º D, 2º C, 1º H, 1º I
|
La Amistad
|
||
DEZEMBRO
|
01
|
2º A, 2º B, 2º E, 1º F, 1º G, 2º F, 2º G
|
Dom Casmurro
|
03 HORAS AULA
|
08
|
2º D, 2º C, 1º H, 1º I
|
Dom Casmurro
|
8.BIBLIOGRAFIA
Ferreira, Marcos Ramon Gomes. 2008. Projeto Cinema e Filosofia na Escola.
Disponível em: http://blogdocolun.blogspot.com/2008/08/projeto-cinema-e-filosofia-na-escola.html
SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO).
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1214454.
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