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domingo, 22 de março de 2020

Aula 04 - Denotação e Conotação




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Faça download do EXERCÍCIO do livro  MARTINS. Dileta Silveira; ZILBERKNOP. Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as normas atuais da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 52-54.





ANEXO 01 – ATIVIDADE SOBRE DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Leia o texto a seguir e descubra os diferentes sentidos da palavra Ponto:

TEXTO 1. 
PONTOS 
 Luís Fernando VERÍSSIMO

No início era um ponto. Ponto de partida. O ponto onde a gente toca a circunferência, e faz-se a vida. Ponto pacífico.
O círculo é a timidez do ponto. A linha é o ponto desvairado. O travessão é o ponto-ante-ponto, a primeira exploração embevecida, a infância. Ligando as palavras.
Nasceu “Um ponto qualquer do mapa”. Sua mãe levou pontos depois do parto. A linha reta é o caminho mais chato entre o parto e o ponto final, preferiu o Ziguezague. Teve uma vida pontilhada, os pontos que caíam nos exames, os pontos que subiam na Bolsa, os pontos de macumba, os pontapés. Mas sempre foi pontual.
O ponto é uma vírgula sem rabo. A vírgula não é como o ponto e vírgula. A vírgula qualquer um usa, mas o ponto e vírgula requer prática e discernimento, vírgula modéstia à parte, ponto. Nova linha. Fez ponto em frente à casa da namorada, uma circunferência com vários pontos positivos, apontada acima. Não dormiu no ponto, acabou convidado para entrar quando estava a ponto de desistir, pontificou sobre vários pontos, não demora já era apontado como íntimo da casa, jogava cartas (pontinho) com a família, parecia um pontífice, não desapontou. Casaram. Tinham muitos pontos em comum.
O sexo! Ponto de exclamação. Querida, estou a ponto de... não! Cuidado. Ponto fraco. A tangente toca a circunferência. Outro ponto no mapa. Parto. Pontos. Tiveram muitos pontos em comum. Os outros caçoavam: que pontaria. Discordavam num ponto: a pílula.
Zig-zag-zig-zag. Os ponteiros andando. Um dia no futebol – jogava na ponta – sentiu umas pontadas. Coração. O ponto-chave. O médico insistiu num ponto: pára. Mas como? Chegara a um ponto que não podia parar, era um ponto projetado no espaço, a vida é um ponto com raiva, parar como? A que ponto? Saiu encurvado. Como um ponto de interrogação.
Só uma solução, dois pontos: os treze pontos da loteria. Senão era um ponto morto. A linha era no eletro, outro ponto pacífico, o ponto no infinito, onde as paralelas, a distância mais curta entre, cheguei a um ponto em que, meu Deus... três pontinhos.
Jogou o que tinha num ponto de bicho e o que não tinha num ponto lotérico. Não deu ponto.
Em casa a circunferência e os sete pontinhos. Resolveu pingar os pontos nos “is”. Melhor deixar uma viúva no ponto.
De um ponto de ônibus mergulhou, de ponta-cabeça, na ponta de um táxi, ou de um ponto de táxi na ponta de um ônibus, é um ponto discutível. Entregou os pontos.


TEXTO 2
PONTO

O ponto assinala a pausa de máxima duração.
Quando separa períodos escritos na mesma linha, chama-se ponto simples. Quando separa períodos em linhas diferentes, chama-se ponto parágrafo. Quando termina um enunciado, chama-se ponto final.

Depois da leitura dos textos 1 e 2, você provavelmente ampliou a sua referência sobre o conceito de ponto. Observe a definição dada ao PONTO em um manual teórico da Língua Portuguesa:

a) Releia o texto 1 e sublinhe todas as palavras ponto utilizadas no texto.
b) Escolha os pontos que se refiram ao emprego e às regras da pontuação e destaque-os:
c) Explique: por que o autor relaciona a figura da circunferência à imagem de sua esposa?
d) Comente a expressão que encerra o texto: “Entregou os pontos”.


ANEXO 02 – CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

Questão 01 – (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em:

(A) “(....) É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (....)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

(B) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)


(C) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)


(D)
O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002
LEGENDA:
Ás vezes eu tenho a impressão...
... De que a bateria dele não acaba!
  
e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)

Questão 02 –
(Enem 2003)
Disponível em: https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/img/2014/04/mafalda.jpg. Acesso em: 22 mar. 2020.


O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas.
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
(A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
(B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
(C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
(D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
(D) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

Questão 03 –


Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem
Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:
(A) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.
(B) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
(C) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
(D) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.
(E) “Igual à aula de Educação Física”.


Questão 04 – Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, EXCETO:

(A) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.
(C) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.
(D) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).

02 – PARONÍMIA

Questão 05 – Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
(A) Os noivos receberam os cumprimentos no salão de festas.
(B) O detetive que investigava o caso agiu com descrição.
(C) O motorista foi autuado porque infligiu a velocidade permitida.
(D) As denúncias contra o deputado imergiram durante a eleição.
(E) Os erros foram prontamente ratificados pela professora.

Questão 06 – Sobre o fenômeno da paronímia, é correto afirmar:
(A) As palavras parônimas dão ideia de um todo do qual se originam várias partes ou ramificações. Por exemplo, a palavra religião é um todo ao qual estão ligados todos os tipos de religião.
(B) Chamamos de paronímia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além do seu sentido original. As palavras parônimas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
(C) Chamamos de parônimas as palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados completamente divergentes.
(D) A paronímia é um tipo de alteração semântica que ocorre quando há palavras parecidas em sua estrutura fonológica, ou seja, em sua pronúncia e escrita, mas diferentes quanto à significação.
(E) Chamamos de parônimos as palavras com ideias opostas.

Questão 07 – Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.

(A) docente = relativo a aluno; discente = relativo a professor.
(B) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar.
(C) iminente = ilustre; eminente = pendente, próximo a acontecer.
(D) descriminar = distinguir, diferenciar; discriminar = absolver.
(E) delatar = expandir; dilatar = denunciar.

Questão 08 – Assinale a alternativa cujas palavras preencham corretamente as lacunas das proposições:

I. O motorista ____________ as leis de trânsito, por esse motivo, a pena ____________ foi a suspensão da habilitação.
II. Os erros foram ____________ depois que os candidatos do concurso perceberam as falhas.
III. Pessoas daltônicas não conseguem ____________ as cores verde e vermelha.
IV. O ____________ de entorpecentes tem sido duramente combatido pela Polícia Federal.
V. Os chefes de Estado ____________ após a cerimônia.

(A) infringiu – infligida – retificados – discriminar – tráfico – cumprimentaram-se.
(B) infringiu – infligida – ratificados – descriminados – tráfico – cumprimentaram-se.
(C) infligiu – infringiu – retificados – discriminados – tráfego – cumprimentaram-se.
(D) infringiu – infligida – retificados – descriminados – tráfego – comprimentaram-se.
(E) infringiu-se – infrinjida – retificados – descriminar – tráfego – cumprimentaram-se.

03 – HOMONÍMIA


Questão 09 –  (FUVEST-SP) No último……............da orquestra sinfónica, houve………….............entre os convidados, apesar de ser uma festa…….

(A)   conserto – flagrantes descriminações – beneficente
(B)   concerto – fragrantes discriminações – beneficiente
(C)   conserto – flagrantes descriminações – beneficiente
(D)   concerto – fragrantes discriminações – beneficente
(E)   concerto – flagrantes discriminações – beneficente


Questão 10 – (UFMG) Assinale os números em que o significado não corresponde à palavra dada:

(A) expiar = pagar (a culpa), remir
(B) secção = corte, divisão
(C) conjectura = suposição
(D) vultoso = de grande vulto
(E) concertar = remendar, tornar certo


Questão 11 – (FCMPA-MG) Assinale o item em que a palavra destacada está incorretamente aplicada:

(A)   Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
(B)  A justiça infligiu a pena merecida aos desordeiros.
(C)   Promoveram uma festa beneficiente para a creche.
(D)   Devemos ser fiéis ao cumprimento do dever.
(E)   A cessão de terras compete ao Estado.



Questão  12 – (F. C. Chagas-SP) Como os gastos foram…….....,solicitamos que os preços sejam…….

(A)   escessivos, discriminados
(B)   excescivos, discriminados
(C)   excessivos, descriminados
(D)   excessivos, discriminados
(E)   escessivos, descriminados


Questão 13 – (F C. Chagas-SP) O……do deputado foi…….

(A)   mandado, caçado
(B)  mandado, cassado
(C)   mandato, cassado
(D)  mandato, caçado
(E)   mandato, cascado


Questão 14 – (PUCC-SP) Escolha, entre as alternativas, a que propõe a substituição dos termos ou expressões em destaque, sem que haja alteração do sentido da sentença apresentada abaixo:
Parecia estar prestes a acontecer a desclassificação, pois os jogadores demonstraram usar métodos pouco sábios na realização dos preparativos finais para a partida decisiva.



(A)   emimente, incípidos, concecussão
(B)   eminente, insipientes, consequência
(C)   iminente, insipientes, consecução
(D)   eminente, insípidos, concecussão
(E)   iminente, incipientes, consequência


Questão  15 – (F. C. Chagas-SP) Na…….........plenária estudou-se a…….............de direitos territoriais a……...............................................

(A) sessão, cessão, estrangeiros
(B) seção, cessão, estrangeiros
(C) secção, sessão, extrangeiros
(D) sessão, seção, extrangeiros
(E) seção, sessão, estrangeiros


Questão 16 – (FUVEST-SP) Indique a alternativa correta:

(A) O ladrão foi apanhado em flagrante.
(B) Ponto é a intercessão de duas linhas.
(C) As despesas de mudança serão vultuosas.
(D) Assistimos a uma violenta coalizão de caminhões.
(E) O artigo incerto na Revista de Ciências foi lido por todos nós.

Questão  17 – 










Assinale a alternativa que o verbo “morrer” esteja empregado no sentido conotativo.
(A) Minha avó morreu ontem à noite.
(B) Cristina morria de chorar ao ver o filme.
(C) Ane morreu afogada.
(D) Pedro morreu em um acidente de motocicleta.
(E) Nenhuma das alternativas.

Questão 18 – A linguagem surge com a necessidade de comunicação entre os homens e a comunicação pode ser estabelecida em sentido denotativo ou conotativo. Assinale a alternativa em NÃO se enquadraram no sentido denotativo.

(A) Conto.
(B) Carta oficial.
(C) Ata
(D) Memorando.
(E) Manual de Instrução.

Questão 19 –



Assinale a alternativa que corresponde ao sentido denotativo do trecho grifado “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas".

(A) Não se importar com o tempo que vem.
(B)  Tirar a casaca e não carregar, pois não iria usar já que diz ser inútil.
(C)  Retirar as preocupações e os medos que só se resolvem vivendo.
(D) Iria viajar e aproveitar a vida.
(E)  Nenhuma das alternativas.

Questão  20 –
Leia o texto a seguir para responder à questão.


No segundo parágrafo, no trecho “O estopim para o movimento foi na última semana", a palavra destacada foi usada com o sentido
(A) Denotativo.
(B)  Conotativo ou figurado.
(C)  Primitivo.
(D) Objetivo.
(E)  Emocional.

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