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Silveira; ZILBERKNOP. Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as
normas atuais da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010. pp. 52-54.
ANEXO
01 – ATIVIDADE SOBRE DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Leia o texto a seguir e descubra os diferentes
sentidos da palavra Ponto:
TEXTO 1.
PONTOS
Luís Fernando VERÍSSIMO
No início era um ponto. Ponto de
partida. O ponto onde a gente toca a circunferência, e faz-se a vida. Ponto
pacífico.
O círculo é a timidez do ponto. A
linha é o ponto desvairado. O travessão é o ponto-ante-ponto, a primeira
exploração embevecida, a infância. Ligando as palavras.
Nasceu “Um ponto qualquer do
mapa”. Sua mãe levou pontos depois do parto. A linha reta é o caminho mais
chato entre o parto e o ponto final, preferiu o Ziguezague. Teve uma vida
pontilhada, os pontos que caíam nos exames, os pontos que subiam na Bolsa, os
pontos de macumba, os pontapés. Mas sempre foi pontual.
O ponto é uma vírgula sem rabo. A
vírgula não é como o ponto e vírgula. A vírgula qualquer um usa, mas o ponto e
vírgula requer prática e discernimento, vírgula modéstia à parte, ponto. Nova
linha. Fez ponto em frente à casa da namorada, uma circunferência com vários
pontos positivos, apontada acima. Não dormiu no ponto, acabou convidado para
entrar quando estava a ponto de desistir, pontificou sobre vários pontos, não
demora já era apontado como íntimo da casa, jogava cartas (pontinho) com a
família, parecia um pontífice, não desapontou. Casaram. Tinham muitos pontos em
comum.
O sexo! Ponto de exclamação.
Querida, estou a ponto de... não! Cuidado. Ponto fraco. A tangente toca a
circunferência. Outro ponto no mapa. Parto. Pontos. Tiveram muitos pontos em
comum. Os outros caçoavam: que pontaria. Discordavam num ponto: a pílula.
Zig-zag-zig-zag. Os ponteiros
andando. Um dia no futebol – jogava na ponta – sentiu umas pontadas. Coração. O
ponto-chave. O médico insistiu num ponto: pára. Mas como? Chegara a um ponto
que não podia parar, era um ponto projetado no espaço, a vida é um ponto com
raiva, parar como? A que ponto? Saiu encurvado. Como um ponto de interrogação.
Só uma solução, dois pontos: os
treze pontos da loteria. Senão era um ponto morto. A linha era no eletro, outro
ponto pacífico, o ponto no infinito, onde as paralelas, a distância mais curta
entre, cheguei a um ponto em que, meu Deus... três pontinhos.
Jogou o que tinha num ponto de
bicho e o que não tinha num ponto lotérico. Não deu ponto.
Em casa a circunferência e os sete pontinhos.
Resolveu pingar os pontos nos “is”. Melhor deixar uma viúva no ponto.
De um ponto de ônibus mergulhou,
de ponta-cabeça, na ponta de um táxi, ou de um ponto de táxi na ponta de um
ônibus, é um ponto discutível. Entregou os pontos.
TEXTO 2
PONTO
O ponto assinala a pausa de máxima duração.
Quando separa períodos escritos na mesma linha,
chama-se ponto simples. Quando separa períodos em linhas diferentes, chama-se
ponto parágrafo. Quando termina um enunciado, chama-se ponto final.
Depois da leitura dos textos 1 e 2, você
provavelmente ampliou a sua referência sobre o conceito de ponto. Observe a
definição dada ao PONTO em um manual teórico da Língua Portuguesa:
a) Releia o texto 1 e sublinhe todas as palavras ponto
utilizadas no texto.
b) Escolha os pontos que se refiram ao emprego e às
regras da pontuação e destaque-os:
c) Explique: por que o autor relaciona a figura
da circunferência à imagem de sua esposa?
d) Comente a expressão que encerra o texto:
“Entregou os pontos”.
ANEXO 02 – CONOTAÇÃO
E DENOTAÇÃO
Questão 01 – (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que
está empregado em seu sentido próprio, denotativo,
ocorre em:
(A) “(....) É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (....)”
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)
(B) “Protegendo os
inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)
(C) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários
unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se
tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e
desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa
(28), 2743, 1974 Supl.)
(D)
LEGENDA:
Ás vezes eu tenho a impressão...
|
... De que a bateria
dele não acaba!
|
e)
“Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos
outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que
não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se
fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>.
acessado em julho de 2005.)
Questão 02 –
(Enem 2003)
Disponível em: https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/img/2014/04/mafalda.jpg. Acesso em: 22 mar. 2020.
O uso do sentido
conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os
gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas.
O
humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem
Mafalda
(A)
atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
(B)
considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
(C) atribuir, no primeiro e no
último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
(D)
usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
(D)
atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.
Questão
03 –
Entre as finalidades da conotação
estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem
Analisando
as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido
conotativo:
(A) “Você vai comer asfalto” e
“estou morto”.
(B)
“No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
(C)
“Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
(D)
“Ameaça terrorista” e “estou morto”.
(E)
“Igual à aula de Educação Física”.
Questão 04 – Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, EXCETO:
(A)
A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura,
mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de
músicas, anúncios publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou expressão é
usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo
do contexto da enunciação.
(C)
Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como
finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre
de ambiguidades e metáforas.
(D)
A conotação e a denotação são as variações de significado
que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras
e sons) e um significado (conceito, ideia).
02 – PARONÍMIA
Questão 05 – Estão corretamente empregadas as
palavras na frase:
(A) Os noivos receberam os
cumprimentos no salão de festas.
(B) O detetive que
investigava o caso agiu com descrição.
(C) O motorista
foi autuado porque infligiu a velocidade permitida.
(D) As denúncias
contra o deputado imergiram durante a eleição.
(E) Os erros foram
prontamente ratificados pela professora.
Questão 06 – Sobre o fenômeno da paronímia, é correto afirmar:
(A)
As palavras parônimas dão ideia de um todo do qual se originam várias partes ou
ramificações. Por exemplo, a palavra religião é um
todo ao qual estão ligados todos os tipos de religião.
(B)
Chamamos de paronímia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta
vários sentidos além do seu sentido original. As palavras parônimas guardam uma
relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
(C)
Chamamos de parônimas as palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica,
os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados
completamente divergentes.
(D) A paronímia é um tipo de
alteração semântica que ocorre quando há palavras parecidas em sua estrutura
fonológica, ou seja, em sua pronúncia e escrita, mas diferentes quanto à
significação.
(E)
Chamamos de parônimos as palavras com ideias opostas.
Questão 07 – Assinale a alternativa correta,
considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.
(A) docente =
relativo a aluno; discente = relativo a professor.
(B) emergir = vir à tona;
imergir = mergulhar.
(C) iminente =
ilustre; eminente = pendente, próximo a acontecer.
(D) descriminar =
distinguir, diferenciar; discriminar = absolver.
(E) delatar =
expandir; dilatar = denunciar.
Questão 08 – Assinale a
alternativa cujas palavras preencham corretamente as lacunas das proposições:
I. O motorista ____________ as leis de
trânsito, por esse motivo, a pena ____________ foi a suspensão da habilitação.
II. Os erros foram ____________ depois
que os candidatos do concurso perceberam as falhas.
III. Pessoas daltônicas não conseguem
____________ as cores verde e vermelha.
IV. O ____________ de entorpecentes tem
sido duramente combatido pela Polícia Federal.
V. Os chefes de Estado ____________
após a cerimônia.
(A) infringiu – infligida –
retificados – discriminar – tráfico – cumprimentaram-se.
(B) infringiu –
infligida – ratificados – descriminados – tráfico – cumprimentaram-se.
(C) infligiu –
infringiu – retificados – discriminados – tráfego – cumprimentaram-se.
(D) infringiu –
infligida – retificados – descriminados – tráfego – comprimentaram-se.
(E) infringiu-se –
infrinjida – retificados – descriminar – tráfego – cumprimentaram-se.
03 – HOMONÍMIA
Questão 09 – (FUVEST-SP)
No último……............da orquestra sinfónica, houve………….............entre os
convidados, apesar
de ser uma festa…….
(A) conserto – flagrantes
descriminações – beneficente
(B) concerto – fragrantes
discriminações – beneficiente
(C) conserto – flagrantes
descriminações – beneficiente
(D) concerto – fragrantes
discriminações – beneficente
(E)
concerto – flagrantes discriminações – beneficente
Questão 10 – (UFMG) Assinale os
números em que o significado não corresponde à palavra dada:
(A) expiar = pagar (a culpa), remir
(B) secção = corte, divisão
(C) conjectura = suposição
(D) vultoso = de grande vulto
(E) concertar
= remendar, tornar certo
Questão 11 – (FCMPA-MG) Assinale o item em que a palavra destacada está
incorretamente aplicada:
(A) Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
(B) A justiça infligiu a pena merecida aos desordeiros.
(C)
Promoveram uma festa beneficiente para
a creche.
(D) Devemos ser fiéis ao cumprimento do dever.
(E) A cessão de terras compete ao Estado.
Questão 12 – (F.
C. Chagas-SP) Como os gastos foram…….....,solicitamos que os preços sejam…….
(A) escessivos, discriminados
(B) excescivos, discriminados
(C) excessivos, descriminados
(D)
excessivos, discriminados
(E) escessivos, descriminados
Questão 13 – (F C. Chagas-SP) O……do deputado foi…….
(A) mandado, caçado
(B) mandado, cassado
(C)
mandato, cassado
(D) mandato, caçado
(E) mandato, cascado
Questão 14 – (PUCC-SP) Escolha, entre as alternativas, a que propõe a
substituição dos termos ou expressões em destaque, sem que haja alteração do
sentido da sentença apresentada abaixo:
Parecia estar
prestes a acontecer a desclassificação, pois os
jogadores demonstraram usar métodos pouco sábios na realização dos preparativos finais para a
partida decisiva.
(A) emimente, incípidos, concecussão
(B) eminente, insipientes,
consequência
(C)
iminente, insipientes, consecução
(D) eminente, insípidos, concecussão
(E) iminente, incipientes,
consequência
Questão 15 – (F. C.
Chagas-SP) Na…….........plenária estudou-se a…….............de direitos
territoriais a……...............................................
(A) sessão, cessão, estrangeiros
(B) seção, cessão, estrangeiros
(C) secção, sessão, extrangeiros
(D) sessão, seção, extrangeiros
(E) seção, sessão, estrangeiros
Questão 16 – (FUVEST-SP) Indique a alternativa correta:
(A) O ladrão foi apanhado em flagrante.
(B) Ponto é a intercessão de duas linhas.
(C) As despesas de mudança serão vultuosas.
(D) Assistimos a uma violenta coalizão de caminhões.
(E) O artigo incerto na Revista de Ciências foi lido por todos nós.
Questão 17 –
Assinale
a alternativa que o verbo “morrer”
esteja empregado no sentido
conotativo.
(A)
Minha avó morreu ontem à noite.
(B)
Cristina morria de chorar ao ver o filme.
(C)
Ane morreu afogada.
(D)
Pedro morreu em um acidente de motocicleta.
(E)
Nenhuma das alternativas.
Questão 18 – A
linguagem surge com a necessidade de comunicação entre os homens e a
comunicação pode ser estabelecida em sentido denotativo ou conotativo. Assinale
a alternativa em NÃO se
enquadraram no sentido denotativo.
(A) Conto.
(B)
Carta oficial.
(C)
Ata
(D)
Memorando.
(E)
Manual de Instrução.
Questão 19 –
Assinale
a alternativa que corresponde ao sentido
denotativo do trecho grifado “E iria jogando pelo caminho a casca
dourada e inútil das horas".
(A)
Não se importar com o tempo que vem.
(B) Tirar a casaca e
não carregar, pois não iria usar já que diz ser inútil.
(C) Retirar as
preocupações e os medos que só se resolvem vivendo.
(D) Iria viajar e
aproveitar a vida.
(E) Nenhuma
das alternativas.
Questão 20 –
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No segundo parágrafo, no trecho “O estopim para o movimento
foi na última semana", a palavra destacada foi usada com o sentido
(A) Denotativo.
(B) Conotativo ou figurado.
(C) Primitivo.
(D) Objetivo.
(E) Emocional.
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